domingo, 13 de junho de 2010

A carreira do Assistente Social...!
















Esqueça a ideia preconceituosa que o assistente social é alguém que só se preocupa em ajudar as pessoas a enfrentar questões delicadas. Primeiro, porque ele ganha um salário para cumprir suas tarefas. Depois, porque essa atividade passa longe do paternalismo: nasce da percepção de que as desigualdades sociais precisam ser combatidas para o benefício de todos.
"Lidamos com a questão da pobreza porque ela afeta toda a sociedade, e não só os desfavorecidos", diz Marta Campos, professora da PUC de São Paulo. "Se há desemprego, a violência aumenta e o consumo diminui."
Pela própria natureza de sua atividade, com freqüência esse profissional enfrenta o lado mais cruel da vida.
"Trabalho com prevenção de Aids em viciados em drogas injetáveis, fazendo um serviço muito polêmico: a troca de seringas, chamada de política de redução de danos", conta Cristina Brites, 36 anos, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Aids da USP, em São Paulo. "É muito difícil conseguir retirar a droga da vida do viciado, e, para ajudar de alguma maneira, optei pela redução de danos." Mesmo quem atua em áreas menos duras lida com dramas humanos, como ajudar alguém a receber o seguro-desemprego o apoiar os envolvidos em um processo judicial de guarda de filhos.
No setor público, que emprega 80% da categoria, há boas notícias. "Existem empregos nos Estados e nos municípios, já que o governo federal está descentralizando a política de saúde e a assistência social", informa Elaine Rossetti Behring, do Conselho Federal de Serviço Social, no Rio de Janeiro. Nas empresas, o assistente social atua principalmente no setor de recursos humanos.

www.algosobre.com.br/guia.../servico-social.html...

Para maiores esclarecimentos visitem o site indicado! E breve novas postagens para que haja maior interação!


2 comentários:

  1. O ser humano é complexo e por sua vez cria uma sociedade complexa. Apesar de sermos seres complexos não sabemos lidar com a complexidade. Então nasce as diferenças. E com elas muitos saem perdendo de início, mas toda a sociedade perde, pois todo o ser humano é valioso. E quando aprendermos de fato que toda a vida é valiosa poderemo enfrentar os problemas com maior destresa e com mais convicção. Buscando resultados realmente eficaz. E não buscando o paleativo. Muitos estão lutando por uma sociedade melhor. E a sociologia tem contribuido muito para este mundo melhor! O assistente social também!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo Blog interessante!!! Este blog está mais que aprovado! pega o selo em nosso blog e não esqueça de nos seguir...
    estaremos divulgando seus blogs ok???
    Fica na paz

    ResponderExcluir